segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ho ho ho


Tinha acabado de postar a mensagem abaixo no Facebook, fechei o notebook e sai engatinhando com a bebê pela casa, mal cheguei à cozinha e meus joelhos doíam. Aí eu comecei a refletir...
Colocar-se no lugar do outro é o maior exercício para tornar-se um ser humano melhor e poder amar a alguém de verdade.  Eu, depois de décadas andando ereta, tinha me esquecido como é andar assim. E tem gente que "andou direto", sem engatinhar. 
Só quando você se põe na situação que o outro vive, seja um professor relembrando como nada era tão claro, nem tão simples na época em que ele era estudante, seja uma mãe que não evoluiu nos estudos mas exige demais dos próprios filhos, só revivendo ou tentando estabelecer algum parâmetro com a realidade alheia que se pode entender uma outra alma, desejos, dificuldades. 
Costumo enumerar minhas funções de "mãe, amiga, filha, irmã, estudante, funcionária, desenvolvendo amadoramente as funções de decoradora, buffeteira, dona de casa". 
Sabe por quê? Porque a cada função que você vai "adquirindo" pela vida, TODO o conjunto muda.
Você é uma pessoa diferente quando torna-se mãe, e uma mãe diferente se volta a estudar.
Engatinhar pela casa com a minha bebê me faz refletir um assunto recorrente na minha vida mas que mais parece tema para frases de livro de auto-ajuda:

"Antes de julgares a minha vida ou o me caráter
Calça os meus sapatos e percorre o caminho que eu percorri
E vive as minhas tristezas, as minhas dúvidas, as minhas alegrias!
Percorre os anos que eu percorri, 
Tropeça onde eu tropecei e levanta-te assim como eu o fiz.
Cada um tem a sua própria história
E então só assim poderás  julgar-me"
Mário Quintana


E é fácil reivindicar isso para si, para quando o outro olha para você. E como você tem olhado para o seu "próximo"?

Professores lobos-maus, que tipo de aluno vocês foram e que tipo de vida vocês levavam? Mães que nunca deram papinha daquela consagrada marca, quantas horas vocês passam por dia entre ônibus, metrôs e trens?

Que a nossa vida não seja o nosso único parâmetro e que julgar os outros não seja a coisa mais importante das nossas vidas. 
Que justiça não seja a desculpa usada para sermos maléficos.

Que tenhamos um Feliz Natal!


 "Se você está lendo essa mensagem, você participou de algum período da minha vida... Então, independente do que você creia, use também essa data para entrar na energia e tente amar o seu próximo, que é a maior mensagem que eu, particularmente, tiro da data...

Espero, de verdade, que você esteja com a sua família, de sangue ou seus maiores e melhores amigos, comam, conversem, esqueçam as dietas, as picuinhas, guardem as risadas, desliguem as tv's, tablets, pc's, vivam e lembrem-se das coisas que realmente são importantes na vida!

Boas Festas! Boa vida! Suguem toda a felicidade que for possível extrair da vida!

Feliz Natal! o/"

Nenhum comentário:

Postar um comentário