domingo, 2 de junho de 2013

Fusos & Receita de petit four de goiabada

Bom dia! São 4:30 da manhã e eu resolvi fazer uma receitinha PAP. Não, eu não surtei... Digamos que eu esteja com o "fuso horário" bagunçado desde que nós fomos nos alternando em ficarmos ruins da gripe... Começou comigo vigiando uma febrinha chata do Caio há, mais ou menos, um mês atrás, assim que ele estava medicado e se curando a Alice piorou e precisou ir ao pronto-socorro e também tomar antibiótico. Assim que eles estavam melhorzinhos, a gripe me derrubou...
Emendado a isso veio uma fase da Alice trocar o dia pela noite, que está se acabando nesse feriadão onde eu estou tentando mantê-la acordada durante o dia. Ontem mesmo, eu deixei ela andar bastante pelo shopping. Muito fofa! Palavras da minha mãe: "Todo mundo mexia com ela" (tá, isso só valida dizer que eu não sou coruja sozinha rs*).

Aliás, levei-os para almoçar no shopping ontem. Eu, particularmente, conheço melhores lugares para comer mas quando o Caio disse que queria ganhar os bonequinhos da coleção Thundercats do Mc Donald's, eu não pensei duas vezes. Eu era apaixonado por Lion e seus amigos na infância. Daqueles desenhos que eu ficava esperando a hora de passar e quando terminava parecia que o dia já poderia acabar em paz.




Munidos de Mu-rá, Phantor e uma Hello Kitty CDF, fomos às compras para o meu arraial de aniversário. Pequena confissão: Prefiro fazer compras sozinha! Com eles (e minha mãe estava junto para ajudar mas tem momentos que parecem serem 3 crianças), você perde o foco, demora mais, gasta mais e SEMPRE esquece alguma coisa. Dessa vez, esqueci de comprar os balõeszinhos. Vi enquanto passava as compras no caixa mas eu já estava contando os segundos para sair de lá. Ainda assim, comprei os chapéus de palha, os estalinhos, mais 150 m de bandeirinhas, pipas que serão prendas dos jogos, papel 180g,...
Na volta, eu precisava passar no supermercado para, entre outras coisas, comprar Arrozina, que é algo que eu (e acho que muita gente) não tenho habitualmente no armário da cozinha.
Desde que vi essa receitinha fiquei louca para testar. Não vou dizer que eu vou deixar de comprar esses petit four no Mercadão da Lapa, porque além de fresquinhos e de eu não ter nenhum trabalho, os donos são uns fofos...

A receita que eu estou fazendo enquanto posto é essa:

Petit four de goiabada

Ingredientes:

1 caixa de Arrozina;
A mesma medida da caixa de arrozina de farinha de trigo;
1/2 medida da caixa de arrozina de açúcar;
250g de margarina.

Modo de preparo:
Misture tudo e faça bolinhas, achate-as e coloque no meio um pedacinho de goiabada.






Leve os biscoitos ao forno médio pré-aquecido, em forma untada e enfarinhada, por 15 a 20 minutos. Como a massa não cresce não precisa deixar muito espaço entre eles. Depois de assados e frios, peneire açúcar refinado sobre eles.

Eu retirei do Blog Feito a Mão, que eu, particularmente, amo!

O que eu aprendi fazendo: 
1) Eu demorei uns 5 min cronometrados sovando a massa, 30 min para deixar a primeira forma pronta para assar;
2) Quanto mais "grossinha" e gelada a massa, mais fácil fica de cortar. Por isso, enquanto eu abria uma parte, deixei a outra, na bacia, dentro da geladeira;
3) Fica mais fácil trabalhar com a goiabada com a ponta dos dedos úmidos. Evita que grude;
4) Os biscoitinhos saem muito quentes e com a goiabada fervendo líquida. Não os manipule até esfriar.


Enquanto abria os cortadores, lembrei da conversa que eu tive com um colega na minha mesa de trabalho. Enquanto comentávamos e nos parabenizávamos por nossas respectivas promoções (sim, sim, obrigada! rs*), falávamos dos nossos filhos e como, a medida de vão crescendo, os "brinquedos" aumentam de valor. Lembrei da conversa pensando que os meus nem sempre são os mais caros. Eu quero, sim, terminar  quarto das crianças, mobiliá-lo, mexer na cozinha, comprar um carro (não sei se essa ainda é uma prioridade, acho que perdi um pouco o prazer de dirigir). Mas achar os meus pequenos cortadores, que custaram R$3, o jogo, já me fez mais feliz, isso fez...

Minha dúvida agora é quanto a durabilidade dos biscoitinhos. Acho que dura menos por causa da goiabada. Minhas primeiras pesquisas não deram em nada... Se alguém souber, grita aí! rs*

E sobre a receita... É trabalhoso mas o resultado vale cada segundo de trabalho! Por favor, façam! E participem do nosso grupo no Facebook ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário