terça-feira, 4 de junho de 2013

Minha primeira experiência com bem-casados

Essa noite eu testei uma receita de bem-vividos. Minha opinião: Ma-ra-vi-lho-sa! Eu assisti vários vídeos no youtube e esse aqui, a culinarista fez parecer tão simples que me encantou.

Como eu não tinha fécula de batata, resolvi procurar outra receita. Cheguei a essa no Receitas.com:

Bem-casado

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada;
6 colheres (sopa) de amido de milho peneirado;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
6 claras;
6 colheres (sopa) de açúcar peneirado; 
suco de 1 limão;
6 gemas peneiradas;
essência de baunilha a gosto;
400 g de açúcar de confeteiro (para polvilhar);
2 latas de leite condensado (cozidas por 25 minutos na pressão e deixadas descansando por 5 minutos).

Mode de preparo:

!ª - Numa tigela, misture 6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada,  6 colheres (sopa) de amido de milho peneirado e 1 colher (sobremesa) de fermento em pó. Reserve.

2º - Numa batedeira, coloque as claras e bata bem. Continue batendo e acrescente 6 colheres (sopa) de açúcar peneirado, suco de 1 limão, 6 gemas peneiradas e essência de baunilha a gosto. Desligue a batedeira e incorpore AOS POUCOS com um batedor de arame a mistura de farinha (reservada acima).

3º - Despeje a mistura numa assadeira  retangular (27 cm x 35 cm) untada, enfarinhada, coberta com papel manteiga também untado e enfarinhado.

4º - Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte os bem-casados no tamanho que desejar com um cortador e depois cada bem casado ao meio. Recheie com o sabor que desejar e una-os novamente. Polvilhe açúcar de confeiteiro e embrulhe cada um com o papel de sua preferência.

SUGESTÕES DE RECHEIOS: creme de ovos, doce de leite e nozes, brigadeiro, ganache, beijinho, geléias, trufa.

Achei diferente porque nenhuma das outras receitas que eu tinha visto até então levava suco de limão. E isso só deu um toque especial à massa (Odeio esses furinhos rs*):




Da receita do vídeo, eu tirei a ideia de bater bem os ovos, por aproximadamente, 15 minutos, de fazer o doce de leite com o leite condensado na panela de pressão e a  calda.

Como eu tenho 'n' cortadores de biscoitos (de borboletas, coelhinho, estrelinhas, florzinha, ursinhos, árvore de Natal, sino,...) menos o redondo de 5 cm, em um dos vídeos a pessoa corta os seus disquinhos com a boca de uma taça. A taça dela tem uma medida próxima. A minha tem quase 8 cm, assim como os copos.
Preferi usar a taça mesmo por achar que por ser mais fina, facilita o processo. Cortei os discos com a taça, cortei cada disquinho ao meio, recheei com o doce de leite e banhei a metade na calda. 
Queria cronometrar o tempo de fazer uma receita. Imagino que eu consiga deixar uma receita pronta, banhada na calda, eu gaste umas 2 h, mais ou menos.

Dica de quem tentou: A massa precisava de mais alguns minutinhos de forno. Acho que ele não estava quente o suficiente quando eu coloquei a massa e os 20 minutos não foram suficientes para assar completamente. A parte de cima da massa estava grudando ao toque.

Deve ser melhor dividir a massa em duas assadeiras para evitar ter que cortar ao meio. Imagino que fique mais certinho.

É mesmo necessário virar o bem-casado banhado para secar. Deixei secando por 5 ou 6 horas (enquanto eu dormia) mas o fundo estava bem úmido.

O corte com a boca da taça ficou muito bom. Não ter um cortador adequado não é motivo  suficiente para não fazer. 

É isso! Espero que vocês façam e me mandem fotos.

Participe do nosso grupo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário