sexta-feira, 31 de maio de 2013

Oficina de biscoitos/ cupcakes & Receitinha de biscoitos e glacê real

Nossas férias chegando, frio, a dúvida sobre viajarmos e os planos B, C, D,... Z precisam começar a nascer. Até porque hoje ficamos sozinhos, as crianças e eu, e o Caio conseguiu se pendurar na prateleira do quarto e rasgar a faixa da parede e derrubar a dita prateleira.
Confirmação que eles vão precisar muito de ocupação e diversão. E como todo finalzinho de tarde eles precisam mesmo de um lanchinho, pensei em separar alguns dias para organizar um lanchinho divertido.

A primeira ideia é uma oficina culinária que pode ser de cupcake, de biscoitos, cake pops ou de enrolar docinhos:


Uma das inúmeras receitas que você pode encontrar é essa do site Receitas.com:

Biscoitos Natalinos

Ingredientes: 

Massa:

500g de farinha de trigo;
1 pitada de sal;
200g de açúcar;
4 gemas de ovo;
300g de manteiga sem sal;
raspas de 2 limões siciliano;
1 colher (café) de gengibre em pó;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de canela;

Dica da chef: Para fazer biscoitos de chocolate, substitua 100g de farinha de trigo por cacau em pó.

Glacê Real:

Ingredientes:

200g de açúcar impalpável;
40g de clara (1 unidade e meia);
10 ml de suco de limão;
corante de diversas cores;
granulados coloridos.

Modo de preparo:

Massa: 

Peneire a farinha com o sal e as especiarias (gengibre, noz moscada e canela) em uma tigela.

Corte a manteiga(gelada) em pedacinhos e misture tudo junto na tigela com uma espátula dura até a manteiga ficar quase imperceptível. Use a palma da mão para soltar a massa aos poucos e deixá-la com uma textura arenosa.

Em seguida, adicione o açúcar e as gemas levemente batidas na tigela e una tudo com a ajuda da espátula.

Coloque a mistura em uma mesa limpa e manipule-a com a palma da mão.

Depois cubra a massa com um filme plástico e leve â geladeira por uma hora, no mínimo.

Feito isso, abra a massa com um rolo (até atingir cerca de 5mm de espessura) e corte-a com a ajuda de uma forma de biscoitos.

Por último, pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque os biscoitos para assar de 15 a 20 minutos.

Dica da chef: Se não tiver forma de buscoito, use sua criatividade e corte a massa crua com o bocal de um copo. Leve ao forno para assar e depois faça desenhos diferentes.

Glacê Real:

Peneire o açúcar impalpável na clara, mexendo com uma colher até dar uma textura firme. A seguir, acrescente o limão. Depois, divida-o em potinhos e adicione o corante que desejar (poucas gotas) em cada um deles.

Dica da chef: Caso o glacê fique muito duro e pesado, acrescente água. E se após isso, ele ficar com muito líquido, adicione açúcar. Alterne os ingredientes até obter o ponto ideal (branco, cremoso e brilhante).

Montagem dos Biscoitos:

Hora de soltar a imaginação! Decore os biscoitos (frios) com o glacê e os granulados coloridos e espere secar.

Do site, em inglês, Anders Ruff (clique no link) tem um PAP de como fazer um chapéu de mestre cuca com cartolina e papel de seda. 




Um arquivo do Google também dá o PAP de um modelo todo em cartolina. Clique aqui.

O Caio está numa idade bacana porque além de já saber ler, ele tem muita vontade de ajudar. Hoje mesmo, enquanto eu lavava a louça, ele foi fazendo a minha lista de supermercado para a semana que vem.
Uma maneira, que sai da rotina, de incentivá-lo a ler, é imprimir a receita da massa e pedir ajuda na hora de executá-la.
Deixá-los pôr as mãos na massa, usar os cortadores, ...

Para decorá-los, pretendo montar uma mesa com granulados de todos os tipos, glacê real, açúcar cristal colorido,... 


Para o glacê real, eu, particularmente, que tenho fobia de bico de confeitar, pretendo usar umas bisnaguinhas plásticas, tipo de cola plástica colorida porque eu acho muuuuuuito mais fácil de trabalhar.


A gente também pode fazer cartões, pôr em saquinhos transparentes com lacinhos de fita de cetim e presentear os biscoitinhos decorados. 
No caso de montar a oficina numa festinha, eles levam para casa para mostrar a obra de arte (sem aspas mesmo rs*).

Aliás, como tema de festa infantil dá para personalizar os chapéus, aventais, livrinhos de receitas. Eu faria um saquinho com o chapéu, o avental e alguns itens para entregar antes deles sentarem à mesa. Ainda pensando em festinhas com esse tema, algumas ideias para lembrancinhas (na verdade, eu havia separado essas ideias há tempos para o meu chá de casa nova rs*):



Agora é só ligar o forno e deixar aquele cheiro de massa assando tomar conta do ar e se divertir...

Doce de leite em pó de corte

Ok, como eu não posso ver algo que me encha os olhos que eu corro para postar, o achado de hoje foi esse doce de corte de leite em pó... Bem na semana que a gente aqui em casa encontrou 1 barra de 1 kg de chocolate branco Arcor que eu já tinha dado por perdido. Mas ela resolveu aparecer, meses depois, e ainda na data de validade. Citei o chocolate porque ele tem um gostinho de leite em pó e derrete na boca... Não é propaganda não, viu gente? Só um depoimento baseado em fatos reais rs*.
Mas voltando ao doce, olha a receita que a querida Cristiane Rosa nos disponibilizou:



Doce de leite em pó de corte

Ingredientes:
1 kg de açúcar refinado;
250 ml de leite;
1 pacote (100g) de coco ralado;
400g de leite em pó (de qualquer marca)

Modo de preparo:
Coloque o açúcar e o leite em uma panela, misture e deixe ferver por 5 min. Retire do fogo e adicione o coco ralado e, aos poucos, o leite em pó.
Mexa até a mistura ficar grossinha. 
Unte a assadeira com manteiga e coloque o doce, espere esfriar por 20 min e corte.

Só posso dizer uma coisa: Ainda bem que já já estamos, eu e as crianças, de férias para eu poder testar tanta coisa linda e gostosa que eu tenho visto e aprendido.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Link para impressão Kit Dia dos Namorados

Depois de namorar inúmeras festas de Valentine's day e as brasileiríssimas festas de Dia dos Namorados, achei prontinho para download gratuito no site, em inglês, Peonies and Poppy Seeds exatamente o que eu queria para a nossa festinha Fondue, que é o que esse friozinho pede:


Link para download aqui

Optei por imprimir apenas alguns itens em rosa e vermelho. Olha a minha primeira caixinha pronta (Essa caixinha de coração, eu comprei pronta na Chocolândia mas já havia postado um molde aqui):


Quando eu postei essa foto, me perguntaram se era possível personalizar a tal caixinha. Então estou deixando aqui o molde limpo dela: 

Espero que vocês façam...

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PAP para letras de papel 3D

Hoje eu comecei a fazer umas coisinhas cute para o Dia dos Namorados e havia visto essa mesa:


E quando eu voltei ao grupo de festa, me deparo com o cuidadoso PAP dessas letras, preparado pela amiga Roberta Bertolazzi, com muito carinho: 

1) Imprima a letra no Word (Arial Black, tamanho 600). Selecione com o botão direito, vá em "Fonte", "Efeitos" e escolha "Contorno":


2) Recorte o molde:

3) Posicione o molde na folha decorada, no lado contrário ao que será usado (para fixar, usei micropore (esparadrapo, aquele bem fininho), colando na pele antes para tirar um pouco do poder da cola:



4) Contorne a letra com o lápis e depois recorte, deixando 1 cm de borda:


5) Vinque as abas na risca, retirando um quadradinho dos cantos:


6) Pronto! Temos a face frontal da letra:


7) Repita o mesmo processo para a outra face. Reparem que eu inverti a letra:


8) Temos agora as duas faces!


9) Recorte esses cubos com 4 cm de largura e colei. Essa é a medida da profundidade da letra. é o que dá o efeito 3D:


10) Colei a outra face da letra.
11) Recorte tiras de 4 cm e vá colando nas abas, contornando a letra, vincando o papel nas dobras. Deixe os arremates para as faces internas e inferior.



Use cola branca e pincel umedecido para aplicar. As letras ficam com 15 cm de altura. A largura varia conforme a letra e a profundidade você escolhe!

Todas as fotos são da Roberta Bertolazzi... Não é o máximo?

Agora mais algumas letrinhas 3D:












Até a próxima! 

Receita de Limonada Rosa

Tem ideias que precisam amadurecer nas suas intenções de pôr em prática e tem outras que você não faz simplesmente porque nunca 'casa' ter todo o material disponível + alguma boa vontade no mesmo momento rs*. Uma delas é essa receitinha que eu venho namorando há anos e fico enrolando para fazer... Rende copinhos lindos como os que seguem a receita e podem ajudar na decoração:

Limonada rosa

Ingredientes:

1 e 1/2 limão siciliano lavado e fatiado,

3 xícaras de chá de framboesa (ou a mesma quantidade de suco de cranberry).

folhas de hortelã e pedras de gelo para servir.

2 xícaras de chá de açúcar cristal,

água com gás ou mineral para servir.

Modo de preparo:

Coloque o açúcar, o limão e as framboesas numa panela grande e leve ao fogo até ferver, mexendo de vez em quando. Quando ferver, desligue e deixe esfriar.
Passe a mistura fervida por uma peneira, apertando com as costas de uma colher para extrair todo o suco.
Este "xarope" pode ser armazenado em geladeira por até 1 semana. Se preferir, divida o xarope em garrafas - use pouca quantidade, porque é um "xarope" concentrado - de vidro com tampa, preencha com água mineral filtrada e deixe na geladeira.

Fonte: Blog Figos e Funghis










terça-feira, 28 de maio de 2013

Revisitando o Chá da Alice

Ontem eu voltei ao painel que montei no Pinterest para o Aniversário da Alice e reciclei algumas ideias para o Chá da Laudi, já que nem se eu fizesse todos os aniversários da minha petit com o mesmo tema até os 18 anos, eu daria conta de usar tudo de lindo que eu vi.

Uma das ideias é essa do site Casa.com.br. Embrulhar cookies (comprados prontos mesmo) de forma que fica parecendo um presente. Era para ser usado no Natal mas supercombina com um chá: 


Link para o molde com 14 cm e 16 cm.

Outra ideia é essa dos lanchinhos decorados com cortadores e essas delicadezas com as xícaras. Mais uma lindeza do site Constance Zahn:


Adoro esse contraste do pão integral com o queijo branco.

E mais ideias sem fim de bolos, bolinhos e bolões & afins:







Gostaram?

Festa do chá da Chloe - Link para impressão (Eu também estou usando!)

"As coisas que eu faço por amor!"... Ok ok a frase é do Jamie Lannister e eu a li hoje mesmo mas serve perfeitamente ao fato de eu estar postando a essas horas rs*.
Mostrei essa fotinho para as meninas do grupo (que bem podia se chamar loucasporfestas! rs*):


Tudo o que eu resolvi terminar de recortar hoje, fora os sachêzinhos de chá e os Bis que a Estefany montou no tema para mim.

O convite eu já havia mostrado e ficou assim:



O download está disponível aqui. E é do blog Mom & Wife, em inglês, da linda festa que a Lindsey fez para a sua filha, Chloe.


Olha a linda festa do chá que ela fez:



É óbvio que a nossa festinha vai ficar um arremedo dessa festa bacanuda mas o importante é descobrir belezuras e ser feliz!

Nota: as bandeirinhas eu simplesmente recortei do fundo do topper (adorei que elas ficaram desiguais... minha ideia é usá-las espetadas nos sanduichinhos) e a lapela eu editei com a parte de cima do convite. 

Ah. e eu já tinha usado essa etiqueta redondinha no Aniversário de 1 aninho da Alice

Espero que vocês realmente usem e me mandem fotos das festinhas: renattapsl@gmail.com   ;)

domingo, 26 de maio de 2013

Saltinho básico para impressão

Gente, PARA TUDO! Olha que máximo esses sapatos de papel... Isso vindo da pessoa que quando entra na sua loja preferida de sapatos, sai com 3 pares novos, quase arrependida de não comprar mais...


E o melhor, vem com molde! Link para o download aqui.

E se for para falar de paixões "compráveis", sapatos só perdem (e de goleada!) para bolsas! Olha elas aí:


Link para imprimir a bolsa aqui.

Ah, se toda vez que eu me encantasse por um par fosse só baixar e imprimir rs*.

Dia dos Namorados

E faltam 18 dias para o Dia dos Namorados! Ontem fui à Chocolândia e vi uma caixinha de coração em papel cartão vermelho. Paguei R$0,79 mas achei tão simples de fazer que no caminho mesmo a desmontei. Detalhe: a que eu comprei é toda de encaixe. Assim que cheguei procurei pelo molde:



Para decorar a casa, achei esse post em The Sweetest Ocassion:



Link para imprimir as bandeirinhas de canudo e as maiores aqui

Link para imprimir os cartões (escritos "Happy Valentine's Day") aqui.

E algumas lindas ideias para a data:































Inspiração não vai faltar... <3